OPINIÃO – A literatura Negra para além da Poesia

Quem conhece meus trabalhos sabe que estive ligado aos saraus e movimentos de literatura periférica entre pelo menos 2008 a 2017, participei de cerca de 11 antologias, com 20 textos (poesias). Algumas dessas antologias com diversos escritorxs negrxs e outras especificas de literatura negra.

Porém, o que me inquietou nos últimos anos foi perceber que em meio a tanta produção literária, pensando em literatura negra, os escritores e escritoras negras focam sua produção apenas na poesia e em alguns casos em contos.

Onde estão os escritores negros que produzem Novela? Horror? Fantasia? Ficção Cientifica? Há espaço para esses gêneros na literatura negra nacional? Os leitores que Formamos nos saraus e slams são leitores e consumidores de outros gêneros literários para além da poesia, conto, da narrativa discursiva e performática, ou livros acadêmicos?

Em minha mera opinião trouxemos para nosso meio artístico o extra-realismo da literatura brasileira, impossibilitando que escritores e escritoras foquem suas carreiras e estudos em escrever outros gêneros literários, claro, pontuo aqui outros empecilhos e percalços que sem dúvida apoia essa minha opinião, como;

– O imediatismo em publicar (publicar livros é relativamente novo para nós, sendo assim a poesia acaba sendo um meio mais rápido para produzir e publicar)

– Falta de interesse das editoras (Temos poucas editoras negras e quase nenhuma focada na publicação de outros gêneros além de livros acadêmicos, biográficos e poesia/conto, ficando difícil, ou digamos “constrangedor” para o escritor e escritora enviar seus originais de outra linha literária, sobrando muitas vezes outras editoras que não valorizam as experiências e vivências negras, focando apenas no nicho e em seus lucros, exibindo um/uma escritora negra em seu catalogo)

– O escapismo (infelizmente ainda é possível ouvir e ler comentários acusando escritores negrxs que fogem, vamos dizer assim, da “denuncia direta”, de escapistas. “A realidade é tão dura e vocês querem escrever sobre monstros? E esses monstros nem são “Empoderados”, como assim? Nossa gente morrendo aqui e vocês falando sobre o espaço, tecnologias?” É… isso acontece por aqui e também sem dúvida deve desmotivar alguns escritores e escritoras).

Mas existem no Brasil escritores(as) negros(as) que produzem literatura negra para além da poesia?

Sim eles e elas existem!!!

Destaco alguns e algumas; do Rio de Janeiro Hedjan C.S, autor do livro de horror “Gótico Suburbano”, Sabine Mendes, autora do livro de Ficção Cientifica “Incompletos”, Lu Ain Zala, autora da “Duologia Brasil 2408” livro afrofuturista, Henrique André com a fantasia no livro “Alagbará, Fabio Kabral com seus 2 livros afrofuturistas, e eu, com “Os Planos Secretos do Regime” uma distopia afrofuturista.  E tem mais!!!

Este texto, para além de introduzir uma conversa que irá se desenvolver em outras postagens é também um estimulo para que escritoras e escritores negros possam começar a produzir livros em outros gêneros para assim expandirmos nossas vivências, ancestralidades e perspectivas do presente e para o futuro.

Até a Próxima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *