Dica do Réu – O Brasil do repente que não conhecemos!

Sabe quando você ouve uma música que você não tem tanta familiaridade, mas sabe que faz parte de você? É isso que senti ao ouvir o LP “Coletânea de Repentistas Vol. 2” da Série Brasil Caboclo, lançado em 1981. Esse disco que peguei de uma pilha de disco na casa do meu amigo e irmão Mamuti.

Pra quem acha que a cultura produzida no norte, nordeste e interiores do país, como a literatura de cordel e musicalmente falando, as cantigas e prosas do repente, nunca viu uma viola caipira com suas 10 cordas formando quase um “Chorus” natural a cada dedilhada, Ou, nunca prestou atenção na construção dos versos de um repente, nesse vinil temos por exemplo a música “Quadrão paulista”, se liga na sua estrutura:

“estrofes de 8 versos, com 7 sílabas, o 1º rima com o 2º e 3º, o 4º rima com o 5º e o último termina com a pontinha “ista” pra rimar com a palavra paulista (ouça o som na nossa playlist abaixo), ah o 6º rima com o 7º”.

Infelizmente achamos pouca coisa desse trabalho na rede, um disco que pelo tamanho curto das músicas, pode manter a qualidade dos áudios no Vinil, muito bem gravado no estúdio “Publi-sol”.

O repente diferente como muitos dizem não foi o antecessor do Rap, ele tem vida própria baseada no encontro do povos Bantos com os nativos brasileiros, e também alguns instrumentos e escritas europeias. Esse trabalho sintetiza muito do que é a vida do sertanejo (não to falando do luan santana) e de geral do brasileiro, tem causos, filosofia, brincadeiras, religião, entre outros assuntos numa dinâmica de pergunta resposta, num dedilhado e ritmo que muitos acadêmicos da música nunca conseguirão fazer.

Pras pesquisas futuras, deixo abaixo link para audição de trechos do disco,  pois como disse não temos muito ou quase nada dele na rede pra ouvir e também, também segue nome dos intérpretes e cantores!

Intérpretes:

João Bezerra

João Quindingues e Oliveira Francisco

Zé Francisco e Andorinha

Guariatã de Coqueiro e João Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *